04 MAI 2023
Segurança de Valinhos obtém nota 10 em levantamento estadual

Cidade conquistou 1º lugar no ranking de Segurança entre municípios com 100 mil a 200 mil habitantes

Além de ser considerada a segunda cidade mais desenvolvida do Estado de São Paulo entre os municípios com 100 mil a 200 habitantes, Valinhos lidera o ranking de Segurança. É o que aponta o estudo “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte”, realizado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC).

Valinhos atingiu a nota máxima no trabalho desenvolvido por professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) com base no Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV).

O índice mede a exposição dos habitantes à violência, considerando os crimes letais, sexuais e contra o patrimônio com pesos proporcionais à gravidade. Ele representa o grau de segurança pessoal no município e é expresso em ocorrências por 100 mil habitantes. Além de Valinhos, apenas Santa Bárbara d’Oeste, Bragança Paulista e Catanduva atingiram nota 10.

“O estudo mostra que Valinhos está no caminho certo e é uma referência não somente na nossa região, mas em todo o Estado de São Paulo e no país. O indicador coroa nosso trabalho e reforça o compromisso com a segurança da população, com investimentos a curto, médio e longo prazo. Valinhos está de portas abertas para o progresso, mas sem deixar de lado a qualidade de vida dos seus moradores”, enfatiza a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

MONITORAMENTO

Na gestão da Capitã Lucimara, Valinhos ampliou o monitoramento com câmeras de segurança, chamado de “muralha digital”. Além de ruas e avenidas, o sistema chegou aos prédios públicos de saúde e de educação. O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) foi ampliado em 30% e a atual administração também criou a Patrulha Maria da Penha. Em janeiro, o Centro de Operações e Inteligência foi inaugurado. A previsão, conforme a peça orçamentária, é investir neste ano R$ 21,658 milhões em segurança na cidade, onde já existe integração de todas as corporações policiais, utilização dos sistemas Detecta, Córtex e Alerta Brasil que integra bancos de dados das polícias e permite a identificação de veículos roubados.

Entre as ações mais recentes, contempladas no Plano de Segurança nas Escolas, foi a criação do Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), Grupamento de Ronda Escolar da GCM há uma semana. Na última sexta-feira (26), a identificação de dois adolescentes infratores que vandalizaram uma sala de aula de uma escola de Valinhos só foi possível através das imagens captadas pelo COI. Em março, também por meio do monitoramento, a GCM localizou um homem procurado pela Justiça há dez anos por homicídio cometido em Pernambuco.

DESENVOLVIMENTO

O estudo assinado pelos professores Antonio Clóvis Pinto Coca Ferraz e José Leomar Fernandes Júnior, ambos da USP; Fernando Hideki Hirouse, da USFCar, e Magaly N. P. Vasconcellos Romão, da Fatec, também colocou Valinhos no topo no quesito desenvolvimento. Os autores mencionam que dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) dos municípios paulistas com população acima de 100 mil habitantes – são informações de grande relevância para os governos locais na alocação racional de recursos e na avaliação dos resultados de ações empreendidas.

Local: Valinhos