05 OUT 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Em comemoração aos 40 anos da GCM, 1º Encontro Maria da Penha atrai corporações de todo país em Valinhos
Projeto Guardiã Maria da Penha, criado pela Prefeitura em 2022, é referência em ações contra a violência doméstica

O 1º Encontro Nacional das Guardiãs Maria da Penha abriu o 1º Fórum de Segurança em comemoração aos 40 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de Valinhos. Com a presença de corporações do país inteiro nesta quinta-feira (5), no auditório da Câmara Municipal, o evento contou palestras e mesa redonda que promoveram a troca de informações e a integração nas ações de proteção às vítimas de violência.

A chefe de gabinete Claudineia Serafim Vendemiatti, que representou a prefeita Capitã Lucimara Godoy, reforçou o empenho da atual administração nos projetos e programas específicos de segurança. “Temos há seis meses a Muralha Digital, que já detectou 230 veículos suspeitos; ampliamos em 30% o efetivo da corporação; temos o programa inédito de monitoramento Olho Vivo, com câmeras, sistemas e tecnologia de ponta”, enumerou.

Já o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, lembrou o início da GCM com o lançamento da pedra fundamental em 4 de outubro de 1983. “É um orgulho estar à frente da Guarda Civil. O resultado do trabalho é que Valinhos é citada por institutos de pesquisas como a 3ª cidade mais segurança do país”, acrescentou.

Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Fabíola Sucasas Negrão Covas, que também é membro auxiliar da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), abriu as palestras com reflexões sobre igualdade. “Homens e mulheres são iguais perante a lei?”, questionou ela, que relacionou os direitos dos indivíduos, independentemente de sexo, raça ou religião.

Também lembrou que foi preciso que a Lei 13.340/2002, conhecida como Maria da Penha, trouxesse luz à igualdade entre indivíduos. “A igualdade é um dos princípios da Constituição, que foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988, mas era, digamos, jogada para baixo do tapete”.

Referência

Corporações do país inteiro, como Corumbá (MS) e Balneário Camboriú (SC), de cidades paulistas, como Botucatu, São Sebastião, Taboão da Serra, e de municípios vizinhos, como Louveira, Vinhedo, Piracicaba, marcaram presença ao evento que possibilitará a troca de informações e a padronização de algumas ações, gerando a sensação de segurança nas mulheres.

Estiveram presentes também o vice-presidente da Câmara, vereador Tiago Samasso, a vereadora Simone Bellini, que também atua como guarda-civil, a Comandante da GCM, Sandra Magalhães, e a subinspetora e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Rose Santos, assim como os secretários de Mobilidade Urbana, Pedro Medeiros, e da Assistência Social, Flávia Montagnero. O evento contou ainda com a presença do delegado da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Júlio César Brugnoli, e o capitão da Polícia Militar (PM), Fábio Azevedo.

Programação

Durante esta quinta-feira haverá ainda palestra sobre Trabalho in Rede, mediada pela responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas para Mulher, Marilene Santos, palestra on-line com a ativista Maria da Penha Maia Fernandes, que deu nome à Lei 13.340/2002, palestra sobre Transformação Digital na Administração Pública, pela empresa 1DOC, e mesa redonda sobre Guardas Femininas em destaque no trabalho, mediada pela coordenadora do Patrulha Maria da Penha, subinspetora Rose Santos.
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos