10 OUT 2023
Abertura da Semana do Idoso teve palestra, benção e violino
Assistência Social anuncia novidades no CCI, como os preparativos para a volta Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Semana do Idoso foi aberta oficialmente com palestra, benção ecumênica e apresentação de violino do professor Rone César (do Centro Cultural Vicente Musseli) nesta terça-feira (10).

Com o salão lotado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, o público foi estimulado a valorizar características como a sabedoria e a qualidade de vida na Terceira Idade.

Cristina Scabello, da Reforma Agrária, com 61 anos, aprovou a programação da Semana do Idoso, que inicia no dia 23 (segunda-feira). “Gosto muito dos eventos do Centro do Idoso. É um momento que a gente encontra com todo mundo e sempre tem muita informação boa”, explicou ela, que faz Ginástica, Lian Gong e Dança de Salão.

“A programação para o idoso é sempre boa. O idoso merece sempre comemorar e ter bons eventos”, garantiu a moradora do Capuava, Sonia Aparecida de Moraes, de 74 anos. Ela não perde nada das atrações oferecidas pelo CCI. “Faço Oficina da Memória, Ginástica, participo da fanfarra e agora quero fazer Informática”, enumerou.

Em seu discurso, a secretária da Assistência Social, Flávia Montagnero, anunciou novidades, como novas oficinas, acessibilidade e outras mudanças. “Aqui é o futuro do idoso”, afirmou.

Durante a palestra do presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, o professor Zeno Ruedel enalteceu a vida de quem já viveu muito. “Tivemos uma infância analógica e vivemos uma Terceira Idade digital. Mas o mais importante é ter uma vida com alegria. Viva como um idoso, não como velho. Pense que tem mais um dia de vida, que está vivo”, receitou.

“Toda mudança não aconteceria senão fosse por vocês, que são frequentadores do Centro do Idoso”, afirmou a supervisora do CCI, Marisa Mathias.

O padre da Igreja da Vila Santana, Carlos Nascimento, e o pastor da Igreja Nazareno de Valinhos,  Anips Spina, deram uma benção, encerrando com a oração do Pai Nosso.

Esteve presente ainda o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.

Programação:
Dia: 23  (segunda-feira)
- Expressão Corporal com o Grupo de Teatro
- Contação de causos e histórias de assombração dos tempos da vovó

Dia: 24 (terça-feira)
Horário: 8h
- Ação de Saúde (Aferição de pressão, Teste de Glicemia, Orientações da saúde bucal, Orientações da Vigilância Sanitária e Pedido de mamografia)
- Ação de Cultura (Dança Criativa – Prof. Sabrina e Artes Circenses – Prof. Lucas)
- Ação de Esportes (Manhã de Atividades Recreativas)

Dia 27 (sexta-feira)
Baile da Saudade com ATIV.

Local dos eventos: Centro de Convivência do Idoso Roque Palácio
Rua Campos Sales, nº 49, Centro, Valinhos