08 NOV 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
“Valinhos em Ação”: 1ª colheita da horta comunitária do Pq. das Figueiras será servida em jantar

Grupo que cuida do espaço fará degustação da produção de hortaliças e legumes nesta 6ª feira (10)

O projeto “Verde é Vida”, lançado pela Prefeitura na primeira fase do “Valinhos em Ação” no Parque das Figueiras, já rende frutos. A primeira colheita de hortaliças e legumes será na próxima sexta-feira (10) pela manhã e, à noite, o grupo da comunidade que cuida do espaço participará de um jantar para a degustação. O evento será organizado pela Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM).

Segundo a responsável pela CEPM, Marilene Santos, o jantar será específico para os 20 voluntários que cuidam da horta, localizada na Rua Tereza Pogetti, esquina com a Rua Alfredo Honório, em frente a praça principal do bairro. “A intenção é incentivar a alimentação saudável, natural e sem conservantes”, destacou Marilene.

Aprovado
A evolução do processo de germinação da horta foi vistoriada e aprovado nesta terça-feira (7) pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Serviços Públicos, Rodolfo Melo. Ele realizou uma visita técnica ao espaço e orientou os voluntários abordando aspectos do crescimento e desenvolvimento das hortaliças e legumes. O grupo de moradores do Parque das Figueiras também recebeu dicas sobre como a produção deve ser colhida de forma adequada.

Entre os produtos que estão prontos para colheita estão: salsinha, cebolinha, beterraba, rabanete, cenoura, inhame, tomate, rúcula, alface, couve, almeirão, espinafre, hortelã e orégano.
A dona de casa Claudete Nunes, 36 anos, moradora do Parque das Figueiras há seis anos, confessou que já experimentou a salsinha e cebolinha da horta. “Usei no preparo da carne de panela e do feijão. Ficou maravilhoso. O sabor é outro em comparação aos produtos que compro no supermercado”, contou.

Mais hortas
Dentro do programa “Valinhos em Ação” outra duas hortas comunitárias já foram implantadas e estão em processo de germinação, uma na EMEB Prefeito Jerônymo Alves Corrêa, no Jardim do Lago, e outra no Centro Comunitário da Morada do Sol.
A quarta horta será no bairro Boa Esperança, que integra a terceira fase do “Valinhos em Ação”. Ela ficará próximo à Casa dos Conselhos, que funciona na Rua Trinta e Um de Março, s/nº, Praça Anny Caroline Bracalente.

Projeto
O projeto “Verde é Vida” inclui a promoção de encontros de capacitação abertos para famílias e doação de mudas pela Secretaria de Serviços Públicos.
O objetivo é criar hortas comunitárias para o consumo dos moradores dos bairros, proporcionando alimentação saudável, educação ambiental e mobilização social, além do incentivo às atividades físicas e de lazer e conservação do espaço público.