08 NOV 2023
VALIPREV
1ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria reuniu 80 servidores
Ana Maria Cristina Silva, de 50 anos, professora da rede municipal
Ação inédita em Valinhos abordou qualidade de vida, educação financeira e reflexão sobre o futuro

A primeira edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Valinhos (Valiprev) terminou nesta quarta-feira (8) na Fonte Santa Tereza. Inédito no município, o projeto foi lançado em agosto pela prefeita Capitã Lucimara Godoy e tem o objetivo de preparar o trabalhador para a nova fase da vida. Mais de 80 servidores que se aposentarão em 2024 participaram.

Ana Maria Cristina Silva, de 50 anos, trabalhou metade da vida como professora na rede municipal e hoje, além de desenvolver o trabalho de docência compartilhada com alunos com deficiência, colabora pedagogicamente em um projeto piloto no Centro de Educação Ambiental e Viveiro Escola, que será lançado em breve.

“O programa é excelente e muito dinâmico. Foi muito importante, pois abriu a mente e fez as pessoas refletirem se estão no caminho certo ou perceber que ainda dá tempo de consertar. Algo muito marcante para mim foi a discussão sobre o que queremos em termos de qualidade de vida”, disse.

A palestra “Elaborando meu Projeto de Vida", ministrada pela Dra. Juliana Seldi, encerrou a primeira edição, que contou com seis encontros que abordaram temas como a prática da fisioterapia para qualidade de vida, educação financeira e previdência, encontro vivencial, contribuições de geriatria para a saúde e sensibilização. Para o ano que vem, está prevista a participação de mais de 120 servidores que se aposentarão em 2025.

“Queremos valorizar os funcionários e ajudá-los a pensar no futuro, em atividades que eles possam desenvolver de acordo com cada personalidade. A ideia é abrir a mente deles e prepará-los psicologicamente para as mudanças que essa nova faze vai trazer”, afirmou a presidente do Valiprev, Carina Missaglia.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos