22 NOV 2023
ASSUNTOS JURÍDICOS E INSTITUCIONAIS
Procon Valinhos orienta sobre compra consciente na Black Friday

Ofertas “tentadoras” e compras por impulso podem acarretar problemas aos consumidores

Como conciliar o consumo consciente e ao mesmo tempo aproveitar a Black Friday nesta sexta-feira (24) sem se arrepender depois? As dicas da campanha “Black Friday Consciente”, do Procon Valinhos, podem ajudar a evitar transtornos.

De acordo com a diretora do órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Vilma Albuquerque, o termo “consumo consciente” deve ser ainda mais levado em consideração. “O primeiro passo é segurar a emoção. Compre aquilo que cabe no seu bolso e tenha cuidado para não acumular dívidas. Atente-se também ao preço da oferta à vista e à prazo, além das condições de parcelamento”, alerta.

As compras online, cada vez mais comuns, devem ser feitas de forma criteriosa. “Opte sempre por sites oficiais de empresas com boa reputação, tomando cuidado com links enviados pelo WhatsApp ou anúncios que aparecem durante a navegação, inclusive em redes sociais”, orienta.

Já nas lojas físicas os cuidados também são necessários em relação a qualidade dos produtos e diferentes modelos. Outra dica: é preciso ler atentamente tudo antes de assinar qualquer contrato de compra, pesquisar e comparar.

“Analise os preços em diversas lojas e verifique se o modelo do produto é o mesmo procurado. Ao realizar compras, contratação de cartões ou crediário, leia com atenção a todos os termos contratuais antes de assiná-los. O consumidor não é obrigado a aderir a seguros ou títulos de capitalização, caso não queira”, explica dra. Vilma.

Outra dúvida comum e que acaba surgindo muita vezes somente após as compras é sobre a desistência ou troca do produto. “Verifique com antecedência a política de troca da loja. O consumidor tem o direito de desistência da compra, no prazo de 7 dias, quando realizada fora do estabelecimento”, informa a diretora.

Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos