O Procon Valinhos, por meio da Prefeitura, alerta os fornecedores sobre um novo golpe que está sendo aplicado com o pagamento via Pix. O órgão orienta sobre os cuidados a serem tomados para evitar ser enganado e realizar a venda de forma segura.
No novo golpe que está sendo aplicado, na hora do pagamento, o consumidor mostra que irá transferir a quantia por pix mas coloca na modalidade “pix agendado” e, saindo da loja, cancela o agendamento, lesando o vendedor e não pagando pelo produto. Outros registros de golpe também apontam para a fraude de comprovantes de pagamento.
Orientações para venda segura
1. Antes de entregar o produto ou serviço: identifique o pagamento na conta bancária devida.
2. Não confie apenas no comprovante: há casos de alterações fraudulentas dos comprovantes através de aplicativos, carreando a alteração para valores menores.
3. Cuidado com o pagamento ‘agendado’: é necessário checar se consta como pagamento "agendado", o que não configura o pagamento no ato da compra.
4. Solicite o envio do comprovante por e-mail ou WhatsApp: assim terá acesso a outras informações, principalmente o possível Código de Autenticação da transação.
5. PIX QRCode na maquininha: os pagamentos via PIX devem ser, preferencialmente, realizados via QRCode na própria máquina de transações de vendas. Constatado o efetivo pagamento, a própria máquina liberará o comprovante da transação.
O Procon de Valinhos ainda alerta que em hipótese alguma o consumidor pode ser retido dentro do comércio até que seja identificado o pagamento, o que poderá gerar mais prejuízos e sanções em outras esferas.
Em caso de dúvidas ou problemas de consumo, o Procon de Valinhos permanece à disposição pelo telefone: (19) 3871-1223 e presencialmente das 8h30 às 16h, na Rua Dr. Cândido Ferreira, nº 45, Centro. , e-mail: procon@valinhos.sp.gov.br