20 MAR 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Valinhos marca presença na 9ª edição do Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública
Patrulha Maria da Penha e ações de proteção social especial estão entre os assuntos abordados
Nesta terça-feira (19) Valinhos participou da 9ª edição do Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública. O evento – que segue em Vinhedo até esta quinta-feira (21) – traz ao debate dos participantes vários temas de segurança pública, incluindo ações preventivas comunitárias e, também, o trabalho desempenhado pelas Patrulhas Maria da Penha.

A cidade é representada no evento por integrantes da Guarda Civil Municipal de Valinhos e, também, pela equipe de gestão da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, que fez uma exposição dos trabalhos que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) desenvolve no combate à violência contra a mulher.

“No encontro também são compartilhadas medidas que o Creas, serviço da proteção social especial de média complexidade da Assistência Social, desenvolve no sentido de realizar um importantíssimo trabalho em rede, em prol às mulheres que são vítimas de violência doméstica”, explicou a secretária de Assistência Social, Flávia Montagnero.

Além da secretária da pasta, também participam do encontro a gestora de Equipamento Social, Marislei Linares de Pádua, a coordenadora da Proteção Social Especial, Flávia Fulgenzi Cornacione, e integrantes da equipe técnica do Creas, Viviane Aparecida Alcântara Harada, Ana Carolina Dos Santos Ramos e Débora da Silva Oliveira. Pela Guarda Civil Municipal participa do encontro a coordenadora do projeto Guardiã Maria da Penha, a subinspetora da GCM Rose Santos.

Atendimento

Em 2023, o Creas recebeu 35 novos encaminhamentos de mulheres vítimas de violência doméstica em Valinhos. Já em 2024, entre janeiro e fevereiro, foram acolhidos seis novos casos. “As mulheres chegam ao serviço por demanda espontânea ou por encaminhamento da DDM, rede socioassistencial e intersetorial, Poder Judiciário e da Guarda Civil Municipal, dentro do Guardiã Maria da Penha”, explicou Marislei Linares de Pádua.

O projeto Guardiã Maria da Penha é vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos e já fez mais de mil atendimentos às mulheres na cidade, desde sua criação em 2022. Dentro deste grupo, o órgão conta ainda com 53 delas com medidas de proteção expedida pela justiça, com acompanhamento do projeto.

Violência contra a mulher

A violência física não é a única forma de violência. Também são consideradas a psicológica, a moral, a sexual e a patrimonial. Entre as manifestações mais comuns estão ciúme excessivo, controle, principalmente o financeiro; invasão de privacidade, afastamento de outras pessoas, chantagem, ameaça, violência física, exigir relação sexual, entre outras formas.

“Se você ou alguém próximo está vivendo uma dessas situações entre em contato conosco, pois temos uma equipe especializada para te ajudar e te orientar na Guarda Civil Municipal de Valinhos. Você pode usar o Disque 153. Os ensinamentos são passados também na Sala Lilás, de atendimento especializado e humanizado para as mulheres, que funciona na sede da GCM, com encaminhamentos que são feitos também ao Creas, dentro do trabalho em rede que temos”, disse a GCM Rose Santos.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo