A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, confirma para a próxima quinta-feira (6) o retorno das atividades na rede municipal de ensino e nas creches credenciadas pela Prefeitura. Em todos os CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) da cidade, a próxima quarta-feira, dia 5, será dedicada às reuniões de pais das turmas previstas para cada unidade, com a participação das equipes pedagógica e de apoio à gestão escolar. Serão acolhidos para o novo ano letivo 9.975 alunos nas unidades da rede municipal de ensino, além de outros 1.149 alunos nas creches credenciadas pela Prefeitura.
De acordo com o secretário de Educação, André Amaral, o planejamento do ano está em fase final de implementação. “Tivemos nesta semana uma importante reunião com coordenadores e diretores de unidades para reforçarmos as nossas diretrizes e alinharmos os detalhes finais da acolhida aos alunos. Estamos preparando tudo com muito carinho para valorizar a dignidade das nossas crianças e adolescentes”, frisou.
Entrega dos materiais escolares
A partir do cronograma organizado pela secretaria, as famílias serão orientadas na própria unidade escolar sobre a entrega dos kits de material escolar para os alunos. O planejamento prevê que os kits para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) sejam disponibilizados às famílias logo no início das aulas. Para os anos iniciais do fundamental (1º ao 5º ano) e para a educação infantil os materiais deverão ser entregues ainda no mês de fevereiro. Já o material para as crianças das creches será oferecido às famílias ao longo do primeiro trimestre.
Um novo tempo; uma nova estrutura de gestão
Além do planejamento pedagógico e da organização de toda a estrutura para a realização das atividades escolares, a nova administração municipal promoveu uma alteração importante no início deste ano. A antiga estrutura de gestão da secretaria tinha apenas uma diretoria pedagógica. Agora, são quatro diretorias organizadas para olhar especificamente para as atividades de sala de aula – uma para creches, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; uma para os anos finais do fundamental e a educação de jovens e adultos (EJA) e duas dedicadas a planejamento, avaliação e desenvolvimento escolar. “As famílias que atendemos em toda a rede certamente vão perceber melhorias na qualidade de ensino e nos indicadores de avaliação, ao mesmo tempo que nossos profissionais vão passar a contar com melhores condições de trabalho e mais apoio institucional da equipe gestora da secretaria”, concluiu o secretário.