Estimular a produção de texto e promover a reflexão: estes são os objetivos do concurso literário lançado pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, para as comemorações do aniversário da cidade. As escolas municipais de educação básica (EMEBs) já receberam as orientações e devem concluir nesta semana as atividades com os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Escrita colaborativa e individual
O tema do concurso é “Minha história de gratidão”. Nas turmas de 1º a 3º anos, cada sala de aula produzirá um texto, com mediação dos professores. A partir do 4º ano, os alunos serão motivados a produzir um texto individualmente. Serão aceitas produções tanto em prosa quanto em verso, o que favorece a prática de diversos gêneros textuais.
As escolas têm até esta sexta-feira (23) para receber as redações e selecionar uma por série para ser encaminhada à Secretaria de Educação. Uma comissão julgadora vai avaliar os textos e premiar os melhores (um por série). As homenagens estão previstas para acontecer durante as celebrações do aniversário de Valinhos, no dia 28 de maio. Os detalhes do evento de premiação serão divulgados em breve.
Gratidão e orgulho de pertencer
O secretário de Educação, André Amaral, ressalta que a realização do concurso literário une duas realidades essenciais no processo educativo. “Além de introduzir os alunos na dinâmica da produção de texto, desenvolvendo as habilidades de linguagem, essa atividade permite que os alunos lancem um olhar sobre a história de vida e sobre as relações comunitárias que desenvolvem. Ao meditar sobre a gratidão, é possível perceber-se como sujeito e orientar-se para a contemplação da vida e para a importância de decisões bem pensadas para a construção de um futuro feliz. Unir essa reflexão às comemorações do aniversário da cidade ajuda os alunos a perceber a beleza de viver numa cidade como Valinhos e motiva nossas crianças ao engajamento em prol do bem comum”, concluiu.