Uma complexa perseguição envolvendo forças policiais de três municípios terminou com a prisão de um analista de sistemas de 33 anos no final da tarde deste domingo (10). O caso, que começou em Vinhedo e percorreu Valinhos até Campinas, mobilizou as Guardas Civis de Vinhedo e Valinhos, além da Polícia Militar.
A sequência de eventos durou cerca de 1h30min e começou com o sistema de monitoramento de Vinhedo identificando o alerta para um veículo Ford Ka branco com proprietário desaparecido. Ainda em Vinhedo, o motorista teve uma ordem de parada da GCM, mas não acatou. Ao passar por Valinhos, o condutor dirigiu perigosamente por várias vias da cidade, e chegou a colidir o carro contra uma motocicleta da GCM de Valinhos. O agente sofreu escoriações.
A perseguição só teve desfecho no Parque Estoril, em Campinas, onde o rapaz foi recolhido pela GCM de Valinhos e encaminhado ao Distrito Policial. O homem foi preso em estado de agressividade extrema e autuado pelos crimes de desobediência, resistência, periclitação da vida, danos ao patrimônio, lesão corporal e porte de entorpecentes (com ele foram apreendidos dois papelotes de cocaína). O veículo foi recolhido ao pátio. "Esta ação demonstra a eficácia da integração entre as forças de segurança. O indivíduo em surto colocou inúmeras vidas em risco, mas o trabalho coordenado impediu uma tragédia maior", declarou o comandante da GCM de Valinhos, Anderson Gomes.