A Guarda Civil Municipal de Valinhos segue em constante atuação na cidade e, nas últimas horas, realizou duas operações de relevância. Entre a tarde de terça-feira (26) e a madrugada desta quarta-feira (27) as ocorrências atendidas colocam mais uma vez em evidência a eficácia da integração entre inteligência, tecnologia e patrulhamento ostensivo. "Estas operações mostram como nosso sistema integrado de inteligência está dificultando a ação de criminosos em Valinhos. Do tráfico internacional à adulteração veicular, nossa tecnologia permite respostas rápidas e eficazes", destacou Anderson Gomes, comandante da GCM.
Confira os destaques das ocorrências:
Paquistanês preso por tráfico de drogas
Às 00h10 da madrugada desta quarta-feira (27), o sistema de inteligência do COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM detectou a entrada no município de um veículo modelo Fiat Argo suspeito de participar de furtos de catalisadores em Iracemápolis.
Diante do alerta, a patrulha da GCM abordou o carro no bairro Vila Faustina (Rua Campos Sales). Quem conduzia o carro era um cidadão paquistanês de 36 anos, que se apresentou como motorista de aplicativo e empresário do setor de roupas. No porta-malas do veículo, foram encontradas 20 embalagens a vácuo de maconha pronta para comercialização e uma balança de precisão.
O motorista alegou que tinha trazido as drogas da capital e estava aguardando orientação para entregar ao destinatário. Ele teria recebido R$ 500 pelo serviço. A passageira que estava no carro foi liberada e o veículo foi levado ao pátio. O suspeito foi preso em flagrante e transferido para a cadeia do 2º DP de Campinas.
Motocicleta adulterada é apreendida
Na tarde de terça-feira (26), o sistema do COI identificou uma motocicleta circulando no bairro Vila Santana com placa irregular (originária de um carro).
A ação rápida da equipe em patrulhamento a detenção do condutor da moto, um operador de motosserra de 52 anos. Ele já tinha passagem criminal por homicídio. A motocicleta foi apreendida e o homem foi indiciado por adulteração de identificação veicular, ficando à disposição da Justiça.