A exposição "Uma Cidade, Três Nações", que encantou visitantes durante a 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba de Valinhos, está desde o dia 11 de agosto sendo apresentada de modo itinerante em 20 escolas da rede municipal de ensino. A mostra, que destaca as contribuições históricas, culturais e econômicas das colônias italiana e japonesa para o desenvolvimento da cidade, ficará em cada unidade por períodos de 5 a 7 dias, atendendo alunos do Infantil I ao 9º ano até dezembro.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria do Verde e da Agricultura, responsável pela curadoria original, e apoio da Secretaria de Cultura e do Turismo. O cronograma de visitas começou na EMEB Antônio Mamoni (11 a 17/08) e passou pelas EMEBs Jerônymo Alves Corrêa e Antonio Perseghetti. Nesta semana, a mostra está na EMEB Waldomiro Mayr, no bairro Country Club. "Esta iniciativa leva para dentro das escolas uma parte fundamental da identidade valinhense. Conhecer a história das colônias que moldaram nossa cidade é essencial para que os alunos compreendam suas raízes e valorizem o patrimônio cultural que herdaram", destacou o secretário de Educação, André Amaral.
Uma viagem didática pelo tempo
Com 48 painéis coloridos e linguagem acessível, a exposição apresenta a trajetória dos imigrantes italianos e japoneses em Valinhos, recordando de modo especial o papel das duas colônias na introdução do figo roxo (italianos) e da goiaba (japoneses) na agricultura local. A mostra traz fotografias históricas que retratam personagens e tradições que se perpetuaram através das gerações que firmaram suas raízes na cidade. "A exposição foi idealizada a pedido do prefeito Franklin como forma de valorizar o trabalho das duas colônias. A italiana trouxe o figo no início do século XX, e a japonesa introduziu a goiaba em meados do mesmo século. Essas histórias precisam ser conhecidas pelas novas gerações", destacou o curador da exposição e secretário do Verde e Agricultura, André Reis.
Programação nas escolas
O cronograma de passagem da mostra foi desenhado para garantir o acesso de todas as regionais do município:
Setembro: EMEBs Waldomiro Mayr, Fany Moletta, Carolina Sigrist, Edina Bampa e e Tomoharu Kimbara;
Outubro: EMEBs Luiz Antoniazzi, Padre Leopoldo, Franco Montoro, Carlos de Carvalho Vieira Braga e Orestes Quércia;
Novembro/Dezembro: Cecília Meireles, Jorge Bierrenbach, Dirce Antonio, Dom Bosco, Alice Sulli Nonato, Marli Bazerro e Horácio de Salles Cunha.
A ação complementa o trabalho já realizado em disciplinas como História, Geografia e Arte, além de oferecer recursos visuais para discussão sobre imigração e diversidade, fortalecer o vínculo afetivo dos estudantes com a cidade e servir como base para projetos interdisciplinares ao longo do segundo semestre. "Essa é uma oportunidade única para os alunos vivenciarem a história de forma concreta e significativa. Estamos plantando sementes de pertencimento e cidadania", finalizou o secretário André Amaral.
A exposição itinerante tem apoio cultural do Cartonifício Valinhos e da Todeschini.