17 FEV 2022
SAÚDE
Em live para comunidade escolar, Prefeitura de Valinhos apresenta novo protocolo para prevenção de casos e surtos de Covid
Os novos protocolos para prevenção de casos e surtos de Covid-19 em ambiente escolar adotados pela Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, foram apresentados nesta quinta-feira (17) durante uma live aberta para educadores, pais e alunos, das redes municipal, estadual e particular de ensino. Técnicos da Secretaria de Saúde, com coordenação da Divisão de Vigilância Epidemiológica, deram detalhes da atualização dos protocolos sanitários a serem seguidos pelas unidades escolares em casos suspeitos e confirmados, assim como medidas de isolamento e monitoramento dos pacientes, sejam eles alunos, educadores ou funcionários, de maneira que as suspensões de aula sejam evitadas ao máximo.

A live foi transmitida pela plataforma Zoom e apresentada pela Diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Claudia Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Priscila Fini Botter e pelo enfermeiro André Vansan Silva, e sua gravação disponibilizada pelo canal do YouTube da Secretaria de Educação da Prefeitura de Valinhos, pelo link: https://youtu.be/Rdazq5FV92E.

Além da atualização de protocolos de saúde baseados em normas sanitárias referenciadas pelos governos Federal e Estadual, e destacados na transmissão, a equipe da Vigilância apresentou aos participantes da live o modelo do encaminhamento para teste de Covid que ficará em posse das escolas, agilizando quando houver a necessidade de realizar o exame em alunos e funcionários em geral, com suspeita da doença, pela rede municipal da Saúde. Os participantes que acompanharam a transmissão também foram informados sobre a necessidade de anotação dos casos positivos em planilha padronizada, por cada unidade escolar do município, para o monitoramento da Vigilância.

O novo protocolo de prevenção e controle de casos e surtos de Covid no ambiente escolar, para orientação de pais, alunos, professores e funcionários das unidades, preparado pela Secretaria de Saúde para a permanência das aulas presenciais dentro das medidas protetivas estabelecidas, será publicado na íntegra na edição desta sexta-feira (18) nos Atos Oficiais da Prefeitura, pelo site: www.valinhos.sp.gov.br, e passa a valer a partir da próxima segunda-feira (21). O material traz detalhes com as orientações sobre como identificar casos suspeitos, surto, isolamento e quarentena, locais apara a realização de testes pela rede municipal de saúde, entre outras recomendações.

Justificativa
“Temos de adaptar os protocolos sanitários em prevenção à Covid conforme a realidade epidemiológica atual do nosso município. Os protocolos não são fixos e têm de ser ajustados de acordo com cada situação e o momento. A Vigilância Epidemiológica não cria regras, mas obedece normas quem vêm de níveis superiores, do Ministério da Saúde e Governo do Estado, sob pena de ser penalizada por descumprimento de medidas sanitárias preventivas”, informou a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Claudia Santos.

Também foi destacado que a vacinação de crianças a partir de 5 anos, adolescentes, professores e demais trabalhadores da unidade escolar é primordial para o controle da cadeia de transmissão da doença, sendo aconselhado que a instituição verifique o comprovante de vacinação de todos que estão contemplados na Campanha de Vacinação contra COVID-19. A vacinação de crianças é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, dentre outras sociedades científicas.

“Infelizmente, a procura pela vacinação das crianças entre 5 e 11 anos está muito abaixo do esperado em nossa cidade. Enquanto a média do Estado é de 60% da aplicação da primeira dose nesta faixa etária, em Valinhos estamos com apenas 36%”. Embora não obrigatória, a vacinação é primordial para a diminuição da transmissibilidade da doença.

Segundo o enfermeiro André, que monitora os casos de Covid no município, até o meio dia dessa quinta-feira, a Vigilância Epidemiológica registrou 11 surtos em escolas da cidade e novos registros continuavam chegando para investigação. “A partir de dois casos em um mesmo ambiente escolar, por exemplo, no mesmo período de incubação de 14 dias, já pode-se considerar um surto e um sinal de alerta, nos fazendo atuar para o controle imediato e monitoramento da situação, sem que evolua de forma negativa. O que queremos a partir do novo protocolo, que é mais flexível inclusive, é evitar o fechamento de escolas e suspensão de aulas”, explicou.

O enfermeiro também destacou que entre as medidas de flexibilização do novo protocolo, para evitar-se a suspensão de aulas, está no tempo de contato entre a pessoa com suspeita ou infectada com os demais num ambiente fechado que antes era de 45 minutos e pelo novo protocolo passa a ser de um período de mais de 4 horas. “Assim, diminuirão em cerca de 50% as situações de suspensão de aulas. Além disso, caso a pessoa, seja, aluno, educadores ou funcionários, que estavam com suspeita da doença, faça o teste e este seja negativo, e num prazo de 24 horas sem apresentar sintomas e uso de antitérmicos e outros medicamentos, pode sair do isolamento. Já se o teste der positivo, o isolamento pode ser suspenso no sétimo dia desde que a pessoa não apresente sintomas há 24 horas, esteja sem uso de antitérmicos e que não tenha a necessidade de uma nova testagem”, explicou o enfermeiro André.

Além das recomendações do novo documento, as medidas sanitárias como distanciamento social mínimo de 1 metro, uso de máscara facial e álcool em gel continuam sendo fundamentais e devem ser frequentemente supervisionadas em todos os recintos escolares.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos