Com o objetivo de orientar a população quanto as medidas protetivas em prevenção à transmissão da Covid-19, semanalmente a Prefeitura de Valinhos tem realizado barreiras sanitárias em vias de maior circulação de veículos, por meio da Guarda Civil Municipal. Ligada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, a GCM atua em parceria com a Secretaria de Saúde, com a presença de técnicos da Vigilância Sanitária, ou durante rondas de rotina se posicionando em pontos estratégicos, de maior movimentação.
A medida faz parte de um conjunto de ações anunciadas pela prefeita Capitã Lucimara, por decreto municipal em 27 de janeiro, quando instituiu uma série de medidas protetivas para buscar conter a transmissibilidade da Covid-19 pela nova variante Ômicron, diante do crescente número de casos. As barreiras sanitárias são realizadas na semana, com reforço as sextas-feiras, sábados e domingos, para fiscalizações no cumprimento dos protocolos sanitários.
“Nesta operação, como em outras visando a prevenção da doença e a diminuição dos casos com a presença da GCM, o principal objetivo não é penalizar, mas orientar a população, o comércio e os demais setores de entretenimento que as medidas protetivas devem ser adotadas e podem salvar vidas”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.
De acordo com o secretário de Segurança, Osmir Cruz, as barreiras sanitárias têm caráter preventivo. “Durante as operações de barreiras sanitárias, o foco é a prevenção. Os motoristas e os passageiros dos veículos são abordados e recebem orientações. Nos finais de semana as equipes da GCM também são designadas a levar orientações juntos aos comércios, principalmente à noite, nos bares, restaurantes e casas de eventos para que as medidas preventivas sejam respeitadas”, disse.
Abaixo, segue um resumo das medidas protetivas em vigor, por decreto municipal do dia 27 de janeiro:
1. Aumento nas fiscalizações da Guarda Municipal em boates e eventos na cidade que gerem aglomerações;
2. Cumprimento do uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos ou fechados;
3. Prorrogação da suspensão de eventos organizados pela Prefeitura até o final de fevereiro;
4. Proibição de eventos/festas particulares no Carnaval, especialmente de sexta, dia 25 de fevereiro, a terça, dia 1º de março, seguindo a já anunciada suspensão de eventos públicos no Carnaval em Valinhos
5. Limitação de 50% do total de público, com distanciamento e sem aglomerações, em festas, eventos, incluindo também limitação em igrejas, salões de festas/eventos e academias da cidade;
6. Distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas nos bares e restaurantes, mantendo sempre o público sentado;
7. Recomendação para o teletrabalho em serviços administrativos nos setores público e privado;
8. Proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos após às 23 horas;
9. Barreiras sanitárias a partir das quintas-feiras, com reforço aos finais de semana, para fiscalizações do cumprimento dos protocolos sanitários;
10. Força-tarefa especial para vacinar todas as crianças da cidade.
11. Orientação para pessoas com comorbidades (obesas, diabéticas, pressão alta, por exemplo), vacinadas ou não, se possível, para permanecerem isoladas, em teletrabalho quando necessário.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP