25 FEV 2022
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Com transparência e permanente debate junto à comunidade, Prefeitura de Valinhos define cronograma das próximas oficinas para revisão do Plano de Diretor e Lei de Uso e Ocupação do Solo

Nas oficinas abertas, será possível a participação de qualquer munícipe, inclusive com transmissão ao vivo pela internet e com possibilidade de participação virtual com envio de dúvidas ou sugestões

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, juntamente com os diretores técnicos, definiu o cronograma das próximas oficinas que serão realizadas para alinhamento e revisão dos projetos. Após ciência das entidades representativas da proposta inicial, foi estabelecido novo calendário contendo alterações sugeridas e algumas adaptações que garantem prazo adequado para os trabalhos do poder público.

"É importante o conhecimento destas datas, assim como os princípios de transparência, ampla divulgação e espaço permanente de debates que temos determinado para esta revisão tão importante, que resulta num plano técnico e aliado ao desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Conforme sugestão das entidades representativas, as oficinas serão organizadas na forma de seminário temático, conduzido pelo poder público e com ampla abertura para participação dos presentes. Os temas das oficinas serão divididos da seguinte forma:

Oficina 01: Uso e Ocupação do solo e Mobilidade Urbana;

Oficina 02: Saneamento e Meio Ambiente;

Oficina 03: Desenvolvimento Econômico e Social.

Até o final do prazo de contribuições, que se findará no dia 10 de junho de 2022, não serão publicados novos materiais que alterem os textos de minuta já disponibilizados na Revisão 03.

Nas oficinas abertas será possível a participação de qualquer munícipe, inclusive com transmissão ao vivo pela internet e com possibilidade de participação virtual com envio de dúvidas ou sugestões.

Durante todo o período serão realizadas revisões técnicas internas, adequando os materiais conforme novas sugestões e contribuições coletadas nas oficinas ou através do formulário online/protocolo.

Confira abaixo o cronograma completo:

AGENDA:

31/01/22 – Oficina Interna (discussão técnica do Grupo de Trabalho) - REALIZADO

04/02/22 – Oficina Interna (discussão técnica do Grupo de Trabalho) - REALIZADO

10/02/22 – Publicação da Revisão 03 com correções do Grupo de Trabalho - REALIZADO

De 07 a 11/03/2022 – 1ª Oficina com Conselhos (data a confirmar*)

De 14 a 18/03/2022 – 1ª Oficina com Entidades Representativas (data a confirmar*)

De 21 a 25/03/2022 – 1ª Oficina Aberta (data a confirmar*)

De 04 a 08/04/2022 – 2ª Oficina com Conselhos (data a confirmar*)

De 11 a 14/04/2022 – 2ª Oficina com Entidades Representativas (data a confirmar*)

De 18 a 20/04/2022 – 2ª Oficina Aberta (data a confirmar*)

De 09 a 13/05/2022 – 3ª Oficina com Conselhos (data a confirmar*)

De 16 a 20/05/2022 – 3ª Oficina com Entidades Representativas (data a confirmar*)

De 23 a 27/05/2022 – 3ª Oficina Aberta (data a confirmar*)

10/06/22 – Fim do prazo de contribuições (protocolos e formulário online)

27/06/22 – Publicação dos materiais finais;

11/07/22 – Edital de Audiência Pública;

10/08/22 – Audiência Pública.

*As datas das oficinas deverão ser confirmadas e divulgadas com mínimo de 15 dias de antecedência.

O calendário completo será disponibilizado no site da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

A Prefeitura reforça que novas contribuições e sugestões de alteração do Plano Diretor e da nova lei de uso e ocupação do solo poderão ser encaminhadas via formulário eletrônico que pode ser acessado em: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/189/plano-diretor---2018/ ou através do protocolo geral da Prefeitura.