A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, informa que a lista dos aprovados em 1ª chamada para o vestibular 2022 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), para os cursos oferecidos no polo Valinhos, já está disponível. Os candidatos podem conferir a lista em (
vestibular.univesp.br) e os convocados devem fazer a matrícula entre os dias 14 e 18 de julho, de forma presencial no polo Valinhos, que fica na EMEB Governador Orestes Quércia, localizado na Rua dos Gerânios, 85 - Parque CECAP. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 22h00 e o telefone para contato é o (19) 3859-9271 ou 3859-9235.
Para realizar a matrícula é necessário apresentar certificado de conclusão do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, título de eleitor ou comprovante de quitação eleitoral (acima de 18 anos) e certificado de serviço militar (masculino, acima de 18 anos).
A 2ª chamada do vestibular acontece em 21 de julho e os convocados tem entre os dias 22 e 25 de julho para efetuar a matrícula. A 3ª chamada será no dia 28 de julho e o período de matrícula é de 29 de julho a 1 de agosto.
Ao todo são oferecidas 120 vagas para os 9 cursos, com três eixos básicos de ingresso e via processo seletivo, sendo 40 vagas para Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), 40 vagas para Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), e outras 40 para Engenharia de Produção e os novos, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). O início das aulas está previsto para agosto de 2022.
Polo de Valinhos
De acordo com a orientadora e mediadora do Polo da Univesp em Valinhos, que funciona na EMEB Governador Orestes Quércia, na Rua dos Gerânios, 85, Andréa Cristina Primerano, os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.
“Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura, com computadores, impressoras e acesso à internet, e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. A Univesp investe fortemente para que o aluno exercite a autonomia participando de lives, assistindo vídeos explicativos e acessando tutoriais e manuais”, explica. Saiba mais sobre os cursos pelo
www.univesp.br/cursos.
Ao todo, são oferecidas pela universidade em todo o estado 31.125 vagas do Vestibular anual 2022, destinadas a 402 polos, de 347 municípios (capital, litoral e interior). De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o Vestibular 2022 foi planejado para ampliar o acesso ao ensino superior gratuito.
“Teremos o maior processo seletivo já realizado pela universidade, em relação ao número de vagas, cursos e extensão territorial. Desde o início de nossa gestão, em 2019, reforçamos nossas parcerias com as prefeituras de todas as regiões do Estado. Hoje, estamos presentes em mais de 56% do território paulista e atingimos 92% da população. Seguimos com o compromisso de levar educação a distância de qualidade aos mais diversos públicos e mostrar a inclusão proporcionada pela modalidade”, ressalta o presidente.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos de graduação.
Além dos seis cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS) e, a partir de 2022, passa a ofertar Administração e Processos Gerenciais.