A rede municipal de ensino de Valinhos deu início nesta terça-feira (25) à Avaliação de Saída da Fluência Leitora, exame nacional aplicado a todos os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A avaliação, que segue até 5 de dezembro, verifica se as crianças desenvolveram a capacidade de ler com fluência e compreensão, cumprindo uma das metas centrais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e do programa Alfabetiza Juntos SP. "Esta avaliação nos dá um retrato preciso do estágio de alfabetização de cada criança. Ao compararmos com os resultados de março, podemos identificar exatamente onde precisamos concentrar nossos esforços para garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os 7 anos", destacou o secretário de Educação, André Amaral.
Metodologia da avaliação
A aplicação segue um protocolo nacional padronizado, composto pela leitura individual de um banco de palavras conhecidas, a competência de pronunciar palavras desconhecidas ou inexistentes e a oferta de um texto curto para avaliar compreensão leitora e interpretação. A aplicação do teste é feita de forma individual por profissionais capacitados.
No dia 19 de novembro, coordenadores pedagógicos de todas as escolas com turmas de 2º ano participaram de uma formação na sede da Secretaria de Educação, onde receberam orientações detalhadas sobre os procedimentos de aplicação e os critérios de avaliação.
Os resultados obtidos na avaliação serão comparados com a Avaliação de Entrada realizada em março, oferecendo aos profissionais a oportunidade de identificar de lacunas específicas no processo de alfabetização de cada aluno. Esse diagnóstico servirá como base para a formatação e a melhoria das políticas públicas direcionadas à recuperação de aprendizagens, além de incrementar as metodologias e recursos pedagógicos para 2026.
A avaliação integra três importantes iniciativas que buscam elevar os indicadores de alfabetização infantil. Em âmbito municipal, o programa Tempo de Alfabetizar – alfabetização na idade certa, instituído por decreto no mês de abril deste ano e que prevê ações focadas na capacitação docente e na diversificação de estratégias curriculares. Há ainda o Alfabetiza Juntos SP, desenvolvido pelo governo estadual que oferece formação, recursos e avaliação para redes municipais e preconiza uma meta de 90% das crianças alfabetizadas até os 7 anos. E, por fim, na esfera federal, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com metas de melhoria dos índices até 2030. "Estamos alinhados com as melhores práticas nacionais em alfabetização. Estes dados nos ajudarão a consolidar Valinhos como referência em educação de qualidade", finalizou Amaral.









