26 MAI 2023
Prefeitura de Valinhos anuncia Ensino Integral na área rural
Foto Noticia Principal Grande
secretário de Educação de Valinhos, William Leite da Silva, fala aos familiares dos alunos sobre o sistema de Educação Integral .
Familiares de alunos já conheceram o novo modelo em preparação para ser implantado no próximo ano letivo em três unidades

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação e dos diretores das EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica) Dona Carolina de Oliveira Sigrist, no bairro Capivari, e EMEB Tomoharu Kimbara, no Macuco, promoveu um encontro nesta quarta-feira (24) com os pais e responsáveis dos alunos dos Anos Finais e Equipe Escolar para a apresentação do formato educacional de Ensino Integral.

Essas duas unidades serão pilotos na implantação, em 2024, do sistema de Escola Integral que será gradativamente implantando na rede municipal de ensino de Valinhos a partir de uma programação criteriosa. Conforme a Secretaria de Educação, em pesquisa realizada com os familiares na reunião do dia 24, a maioria mostrou-se favorável à implantação.

“Será um ganho para os estudantes uma escola de Ensino Integral, visando melhor qualidade na aprendizagem e desenvolvimento dos mesmos. Essas duas EMEB’s têm estrutura favorável à implantação e vivência do Ensino Integral, onde já funciona o contra turno escolar, e algumas adaptações também estão em fase de estudo para adequações”, garantiu o secretário da Educação William Leite da Silva.

O Ensino Integral está formatado em duas matrizes curriculares, sendo: Base Nacional Comum: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Inglês, Educação Física e Parte Diversificada: Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Orientação de Estudos, Tecnologia, Práticas Experimentais de Matemática, Práticas Experimentais de Ciências e Eletivas, totalizando quinze componentes curriculares que constarão no Histórico Escolar dos estudantes, valorizando essa formação.

“Esse modelo, também conta com metodologias diferenciadas como Acolhimento, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Clube Juvenil, Pedagogia da Presença, Os Quatro Pilares da Educação, Educação Interdimensional, Nivelamento e Tutoria”, detalhou a Secretaria de Educação aos familiares dos alunos.

Segundo a Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, Elisângela Pereira Barreto, que atuou por oito anos nesse modelo educacional, o Ensino Integral trabalha o aluno na sua formação integral, unindo a parte acadêmica e valores positivos.

“Estamos usando como base o modelo educacional já vigente na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A Secretaria de Educação de Valinhos, em parceria com os gestores dessas unidades escolares, fez um estudo desse modelo educacional. A próxima etapa de estudo, em conjunto com os supervisores de ensino, será a respeito a adequação funcional do Corpo Docente”, explicou.

“Esse modelo em muito irá contribuir para formação dos alunos. O estudante precisa conquistar sua autonomia por meio da competência em seus estudos e também desenvolver valores e posturas como a empatia, o reconhecimento de seu papel social e transformador e da importância de fazer a diferença em sua vida, em seu entorno e até em questões mundiais. Os jovens passam a acreditar que são capazes e podem assumir papéis e colocações importantes por meio do conhecimento e da excelência acadêmica e com o foco no Projeto de Vida”, destacou também a diretora pedagógica.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos