Escolas Municipais de Educação Básica receberão projeto-piloto com adição da 5ª aula na Educação Infantil e Anos Iniciais do Fundamental e 6ª aula nos Anos Finais do Fundamental
A partir do ano letivo de 2025, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, começa a implantar de forma gradativa a ampliação do número de aulas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). A princípio, sete unidades passarão a ser contempladas. Com a medida, o objetivo é dar oportunidades aos alunos de ampliarem seus conhecimentos com a atuação de professores especialistas em disciplinas como Inglês, Arte e Educação Física.
Conforme a Secretaria da Educação, nas turmas da Pré-Escola (Infantil I e II) e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), será implementada uma 5ª aula diária com duração de 50 minutos. De acordo com o quadro curricular, a carga horária total anual será ampliada para mais de 833 horas de ensino.
As turmas de Educação Infantil e do 1º ao 3º ano, agora contarão semanalmente com 1 aula de Inglês, 2 aulas de Arte e 2 aulas de Educação Física. As turmas de 4° e 5° ano terão 2 aulas de Inglês, 2 aulas de Arte e 2 de Educação Física.
A medida irá contemplar os alunos do Infantil I e II e 1ºs e 5ºs anos das EMEBs: Ângela Turcatti (Educação Infantil e 1º ano – Vila Santana), Doutora Yrma de Andrade Fiori (Educação Infantil e 1º ano – Jardim Universo); Manoel Furlan (Educação Infantil e 1º ano – Ponte Alta), Antônio Favrin (Educação Infantil e 1º ano – Macuco), Tomoharu Kimbara (Ensino Fundamental – Macuco), Antônio Perseghetti (Ensino Fundamental – Ponte Alta).
Já nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), será implementada uma 6ª aula diária, com duração de 50 minutos. Também conforme o quadro curricular, será ampliada a carga horário total anual para 1000 horas.
No Fundamental II (6º ao 9º ano) a grade curricular com a inclusão da 6ª aula passa a ser a seguinte: 6 aulas de Matemática, 6 aulas de Língua Portuguesa, 4 aulas de Geografia, 4 aulas de História, 4 aulas de Ciências, 2 aulas de Arte, 2 aulas de Educação Física e 2 aulas de Língua Inglesa.
Com a nova legislação, fica instituída a ampliação de uma aula diária na EMEB Governador Orestes Quércia (Ensino Fundamental – Jardim Paraíso). A EMEB Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Ensino Fundamental – Capivari), que já é escola-piloto do Programa de Ensino Integral desde o início desse ano, também passará a contar com a 6ª aula em sua grade.
A ampliação do número de aulas foi informada nos Atos Oficiais do município, por meio das disposições do Decreto de nº 12.336, do último dia 5 de novembro, com efeitos retroativos a 1º de novembro deste ano letivo para fins de processo de atribuição de aulas e remoção dos professores.
“A ampliação das aulas está embasada na Lei de Diretrizes e Bases e na Base Nacional Comum Curricular, onde prevê-se que a educação básica deverá ter carga horária mínima anual de 800 horas. Com a implementação da 5ª e 6ª aulas, as escolas da rede municipal de Valinhos passarão a ter carga horária superior ao mínimo previsto pela LDB”, destaca o secretário da Educação, Alceu Bento Petenuci Junior. Ele ainda informa que a medida deve ser estendida para mais unidades escolares em 2026, conforme os estudos da Secretaria da Educação.
“Serão 7 escolas-piloto, escolhidas por questões de localização, demanda e estrutura. Já a escola da EMEB Carolina Sigrist é pelo fato da unidade já atuar desde o ano letivo de 2024 como escola-piloto do Programa de Ensino Integral. Nesta, em específico, serão 9 aulas por dia, totalizando 45 semanais”, explica a Diretora Pedagógica, Gizele Regina da Silva Bevilacqua que, juntamente com os coordenadores dos segmentos Marjory Cristina de Souza Silva (Infantil), Rosemeire Zagui (Fundamental I) e Lucas Scarone da Silva (Fundamental II e EJA), atua no projeto de ampliação das aulas.
Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos-sp