A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, realiza desde o dia 21 de outubro a fase presencial do projeto "Caminhos para o Fortalecimento da Educação Inclusiva", desenvolvido em parceria com o Instituto Chamex e a organização social Mais Diferenças. Após a etapa online concluída em 4 de outubro, o programa agora avança com acompanhamento pedagógico presencial nas EMEBs Dom Bosco, Cecília Meireles, Alice Sulli Nonato e Jeronymo Alves Corrêa, onde oito turmas do Ensino Fundamental I participam de atividades que transformam a teoria inclusiva em prática cotidiana.
O secretário municipal de Educação, André Amaral, destacou a evolução do projeto: "Estamos colhendo os frutos de um trabalho que começou com formação teórica e agora se materializa em sala de aula. Esta fase presencial é onde a inclusão realmente ganha vida, com nossos professores recebendo suporte especializado para desenvolver práticas que garantam a participação de todos os estudantes, respeitando suas singularidades".
Práticas inclusivas em ação
O acompanhamento presencial tem revelado como estratégias pedagógicas intencionais tornam a inclusão uma realidade concreta:
EMEB Dom Bosco (21/10 e 04/11): As turmas do 4º ano trabalharam com livros digitais com autodescrição, enquanto o 1º ano realizou "catança" de folhas e flores na área externa após apreciação de obra fotográfica;
EMEB Cecília Meireles (20/10 e 03/11): Alunos do 1º e 2º anos exploraram obras como "Menino Azul" e "Leo e a Baleia" em formatos acessíveis, seguido de atividades criativas de releitura;
EMEB Alice Sulli Nonato (23 e 30/10): Estudantes do 2º ano trabalharam com o livro "Pedro vira porco-espinho" com autodescrição, desenvolvendo compreensão sobre diferenças e respeito.
Metodologia que une teoria e prática
O projeto, lançado na cidade em julho deste ano, representa um marco na política de educação inclusiva do município e abarca as seguintes etapas:
Diagnóstico local das necessidades específicas da rede;
Formação híbrida (online e presencial) para gestores e professores da rede;
Desenvolvimento de materiais acessíveis como audiobooks e recursos em braille;
Acompanhamento pedagógico das ações nas unidades escolares;
Parceria com expertise comprovada
A organização Mais Diferenças traz duas décadas de experiência em projetos inclusivos, enquanto o Instituto Chamex atua na interface entre educação e transformação social. A colaboração, que não gera custos para o município, já demonstra resultados significativos na qualificação das práticas pedagógicas. "O que vemos nas escolas-piloto é a materialização do conceito de que educar é incluir. As práticas colaborativas e planejadas com intencionalidade estão transformando o cotidiano escolar e inspirando toda a comunidade educacional", concluiu o secretário André Amaral.









