A Prefeitura de Valinhos, com apoio das secretarias de Educação, Saúde e Família e Mulher, encerrou as atividades do Outubro Rosa de forma emocionante no último sábado (8), com a entrega de cartas e mensagens de incentivo escritas por alunos da rede municipal para pacientes assistidos pelo Grupo Rosa e Amor. A iniciativa mobilizou escolas municipais durante todo o mês de outubro em atividades de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante a cerimônia, as estudantes Sara Lago Masin e Eloísa Ferreira da Silva, da EMEB Orestes Quércia, leram pessoalmente alguns textos para os presentes, em uma ação que simbolizou o despertar da empatia e da solidariedade entre as crianças valinhenses. O diretor da escola, Marco César de Oliveira, acompanhou as alunas junto com a professora Alessandra Daniela Silva de Paula.
A diretora pedagógica dos Anos Finais do Fundamental, professora Sidneia Vedana, que representou a Secretaria de Educação no evento, destacou o impacto da ação: "Através das crianças, conseguimos levar não apenas informações sobre prevenção, mas principalmente mensagens de afeto e esperança. As cartas dos nossos alunos tocaram profundamente todos os presentes, mostrando como a educação pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social e apoio emocional".
Da sala de aula para a comunidade: um exercício de cidadania
O projeto envolveu múltiplas etapas que integraram aprendizado e ação social:
Produção em sala: Durante a penúltima semana de outubro, estudantes de diversas escolas municipais criaram cartas, bilhetes, desenhos e cartazes;
Seleção representativa: As alunas Sara e Eloísa foram escolhidas para representar todos os estudantes na leitura presencial;
Entrega simbólica: As produções dos estudantes foram entregues à doutora Márcia Franzese, responsável pelo Grupo Rosa e Amor.
"As cartas das crianças têm um poder especial de alcançar o coração das famílias. Muitas vezes, é através dos filhos que as mães se conscientizam sobre a importância da prevenção. Esta parceria com a Educação foi extraordinária", frisou o secretário e Educação, André Amaral.
A secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto, que também participou da solenidade, reforçou a importância da integração entre as pastas: "Quando educação, saúde e políticas para mulheres trabalham juntas, construímos uma rede de apoio muito mais forte e sensível às necessidades reais da nossa comunidade”.









