A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, segue avançando na qualificação e no reforço do seu quadro de servidores. Nos últimos 15 dias, foram convocados 21 novos profissionais, sendo 18 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), 1 Agente Administrativo e 2 professores de Educação Física.
Com essa leva de convocações, o total de profissionais incorporados ao quadro funcional da Educação em Valinhos chegou a 175 desde janeiro de 2025. Trata-se da maior ampliação de quadro de profissionais da pasta nos últimos 20 anos.
“Estamos trabalhando de forma sistemática para recompor nosso quadro e garantir um atendimento de qualidade nas unidades de ensino. Cada novo profissional é um passo para fortalecer a educação municipal”, destacou o secretário de Educação, André Amaral.
Consolidado de contratações em 2025
Confira o detalhamento dos 175 profissionais convocados desde o início do ano:
64 Professores I (Educação Infantil e Anos Iniciais do Fundamental)
38 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs)
18 Agentes Administrativos II
10 Inspetores de Alunos
9 Coordenadores Pedagógicos
6 Diretores de Unidade Educacional
5 Professores II - Educação Física
5 Ajudantes Gerais
4 Professores II - Matemática
4 Professores II - Ciências
3 Professores de Educação Especial
2 Vice-Diretores de Unidade Educacional
2 Professores II - Português
2 Professores II - História
2 Professores II - Geografia
1 Professor II – Inglês
Nova estrutura e métodos de gestão
Desde o início de 2025, a Secretaria de Educação vem implementando uma nova estrutura organizacional e métodos de gestão para agilizar processos e melhorar a alocação de recursos humanos. A remodelação do organograma resultou em quatro diretorias dedicadas a atividades pedagógicas e de planejamento, permitindo um olhar mais específico para as diferentes etapas de ensino, desde as creches até os anos finais do Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além disso, a otimização dos processos de acompanhamento de gestão de pessoas tem garantido maior rapidez na reposição de profissionais, assegurando a cobertura de aulas e a eficiência na aplicação do orçamento da pasta. “Com essa alteração, eventuais exonerações são repostas com mais rapidez, garantindo a eficiência na execução do orçamento da nossa pasta e o trabalho com mais qualidade nas nossas unidades de ensino”, concluiu o secretário André Amaral.









