Os estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Valinhos participam nesta terça-feira (18) da aplicação do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O exame, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, avalia os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática e é um importante balizador para as intervenções pedagógicas. “O SARESP é um instrumento legítimo para identificarmos avanços e pontos de melhoria em nossa rede. Os resultados nos ajudam a direcionar políticas públicas e investimentos, sempre com o objetivo de oferecer educação de qualidade para todos”, destacou o secretário municipal de Educação, André Amaral.
Dia “A”: preparação com foco na alfabetização
Na última quinta-feira (13), as escolas municipais realizaram o Dia “A” – ação preparatória voltada especialmente para o fortalecimento da alfabetização e do letramento. O nome remete ao foco na aprendizagem da leitura e da escrita, competências centrais avaliadas pelo SARESP, especialmente entre os alunos mais jovens.
Durante a atividade, foram realizadas dinâmicas de leitura, contação de histórias e jogos educativos que incentivam a interpretação de texto e o raciocínio lógico-matemático. “Essas iniciativas tornam o processo de avaliação mais natural para as crianças e reforçam conteúdos de forma lúdica e significativa”, explicou Gizele Bevilacqua, diretora pedagógica dos Anos Iniciais do Fundamental.
“Escola Ouro” para cinco unidades da rede
Nas últimas semanas, a equipe da secretaria de Educação visitou cinco escolas da rede para entregar simbolicamente o quadro com o selo “Escola Ouro” referente ao SARESP 2024:
EMEB Fany Moleta
EMEB Jorge Bierrenbach de Castro
EMEB Jeronymo Alves Corrêa
EMEB Padre Leopoldo Petrus van Liempt
EMEB Dom Bosco
Além do quadro, cada unidade vai receber uma verba adicional de R$ 100,00 por aluno, recurso repassado pela Secretaria Estadual de Educação que pode ser utilizado em melhorias de infraestrutura ou aquisição de materiais pedagógicos. “O desempenho das escolas passa especialmente pela sensibilidade e pela dedicação as equipes gestoras, de apoio e de sala de aula. Estamos felizes de ver que aquilo que se desenvolve como trabalho contínuo pode representar melhorias tanto para os alunos quanto para as unidades de ensino”, finalizou o secretário André Amaral.









