25 AGO 2022
Prefeitura promove 1º Fórum Municipal da Igualdade Feminina
Em comemoração ao Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado no dia 26 deste mês, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, com a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM), promove o 1º Fórum Municipal da Igualdade Feminina na cidade. O evento será no dia 31 deste mês, às 8h30, no auditório do SENAI de Valinhos. Além de participar da abertura do evento, a prefeita Capitã Lucimara também apresentará um dos temas a serem debatidos no Fórum.

"Temos trabalhado intensamente em políticas públicas que valorizem e promovam o respeito às mulheres. É um dos pilares do nosso plano de governo e determinei que todas as iniciativas neste tema sejam realizadas de forma integrada entre as secretarias municipais e sempre com o olhar da proteção, da valorização e do respeito acima de tudo", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A programação prevê três palestras, com temas atuais.

A primeira será ministrada pela prefeita, com o tema “SER MULHER NO CENÁRIO ATUAL”. A segunda parte haverá um depoimento da vereadora Simone Bellini sobre "Vivência Dentro da Violência e Superação". Em seguida haverá a palestra da coordenadora de Políticas para a Mulher da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, Edna Sandra Martins, sobre o tema "Igualdade Feminina".

Segundo o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, estarão presentes as grandes lideranças femininas da cidade, como a responsável pela CEPM, Marilene dos Santos, representantes dos Conselhos Municipais e outros.

Igualdade
Em 26 de agosto de 1973, o Congresso dos Estados Unidos decidiu que nesta data seria comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, em homenagem à aprovação da 19ª emenda, que permitiu o voto às mulheres norte-americanas, em 1920.

A data celebra a luta, a conquista e o empoderamento pela igualdade de gênero.

Já no Brasil, o voto feminino foi conquistado em 1932, sendo incorporado à Constituição em 1934, como facultativo. Assim como o voto masculino, se tornou obrigatório com a Constituição de 1946.

Serviço:
1º Fórum Municipal da Igualdade Feminina
Dia: 31
Local: auditório do SENAI de Valinhos
Rua Artur Fernandes Querido, 55, Vila Santo Antonio

Programação:

08h30-  Acolhimento e Café de Boas Vindas
09h00 - Abertura Solene
09h30 –  Prefeita Capitã Lucimara Godoy - Tema: “SER MULHER NO CENÁRIO ATUAL”
10h20 – Vereadora Simone Bellini - Tema: "VIVÊNCIA DENTRO DA VIOLÊNCIA E SUPERAÇÃO"
10h40 - Edna Sandra Martins - Coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria da
Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo - Tema: “IGUALDADE FEMININA”