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OUT
05
05 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Salas de Recursos da Prefeitura de Valinhos têm projeto para dobrar atendimento a alunos com necessidades especiais
Foto Noticia Principal Grande
A prefeita Capitã Lucimara e a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, durante visita ao polo da EMEB Cecília Meirelles, acompanhadas pelo diretor da unidade, Eric Denilson Rodrigues, e a coordenadora do NAEE, Sandra Perlato.
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A Prefeitura de Valinhos tem investido em 2022 em uma série de ações voltadas à qualidade educacional na rede municipal de ensino no Programa Valinhos Educação Inovadora, que inclui, além de novos projetos pedagógicos, tecnologias digitais, contratação e formação de professores,   a implantação de Salas de Recursos voltadas ao atendimento educacional especializado. Já são 5 polos que atendem à legislação educacional em benefício de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, e com altas habilidades e outros 3 polos estão em fase de implantação pela Secretaria de Educação com o objetivo de dobrar a capacidade de atendimento até o final desse ano letivo.

A prefeita Capitã Lucimara que está acompanhando de perto toda a implantação dos polos desde abril, visitando as estruturas e conversando com os alunos, pais e professores das Salas de Recursos, destaca que os investimentos na Educação Especial têm uma grande relevância em seu governo. “O atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino de Valinhos passou em nossa gestão a contar com uma nova estrutura de atendimento que são as Salas de Recursos implantadas em escolas municipais. Somente neste ano de 2022 foram contratados 18 professores efetivos de educação especial, sendo que alguns estamos finalizando o processo de contratação, para atuarem nas 8 salas de recursos. Atualmente, há 70 alunos, que apresentam maiores necessidades já recebendo o atendimento duas vezes por semana e a expectativa é dobrar o número de alunos atendidos até o final do ano”, informa a prefeita. 

Atualmente, estão em funcionamento os polos nas EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica) Cecília Meirelles (Jardim Novo Mundo), Alice Sulli Nonato (Jardim Jurema), Tomoharu Kimbara (Macuco), Governador André Franco Montoro (Bom Retiro) e Dom Bosco (Jardim São Marcos). Os outros 3 polos em implantação serão nas EMEB’s Vice-prefeito Antônio Mamoni ( Parque das Figueiras), Prefeito Jerônymo Alves Corrêa (Jardim do Lago) e Horácio de Salles Cunha (São Bento do Recreio).

“São salas com padrão de acessibilidade e que dispõem de recursos apropriados para o trabalho pedagógico a cada atendimento. Nestas salas de recursos atuam professores efetivos habilitados na educação especial que ingressaram a partir deste ano na rede municipal de Ensino, por meio de concurso público. Acreditamos que com o aumento do número de Salas de Recursos e do número de professores especializados, será possível abranger alunos com as determinadas necessidades de toda a rede, para que estes sejam assistidos e acompanhados por meio de um atendimento especializado, com um plano de atendimento individualizado”, explica a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim. 

A secretária ainda destaca que no total, 308 alunos da rede apresentam algum tipo de deficiência e já recebem de alguma forma atendimento educacional especializado. Atualmente a Secretaria de Educação conta nesta modalidade de ensino com 40 professores da Docência Compartilhada, 85 estagiários, 110 cuidadores, além dos 18 professores efetivos recém-contratados ou em fase de contratação para atuar diretamente nas Salas de Recursos. Além da nova estrutura, o Núcleo de Atendimento da Educação Especial (NAEE), vinculado à Secretaria de Educação, realiza o acompanhamento do atendimento especializado educacional oferecido também no contraturno pelas instituições conveniadas (ACESA, APAE, Pró-visão) e ofertado pelo município.

Alessandra De Paula Fontes, mãe do aluno Otávio De Paula Fontes, de 11 anos, diagnosticado no ano passado com transtorno de espectro de autismo leve, elogia o serviço na rede municipal. Otávio é aluno do 4º B da EMEB Cecília Meirelles, onde funciona um dos polos, e há 6 meses se beneficia do atendimento na Sala de Recursos. 

“Eu acho este esse apoio importante e necessário. Desde que ele passou a ter o atendimento tenho visto melhoras na vida social do meu filho, na vida cognitiva, emocional, uma série de melhoras no comportamento dele, com mais concentração, mais iniciativa de fazer as suas coisas com independência. Hoje ele se sente mais capaz de fazer as suas atividades. Os profissionais que atendem nesta Sala de Recursos são especializados e dedicados”, diz a mãe.

A professora de Educação Especial do Otávio, Carolline Delfino Sanches, que além dele atende outros 11 alunos, inclusive de outras unidades escolares, diz que a maior parte deles possui transtorno de espectro autista, mas alguns apresentam déficit de atenção com hiperatividade, ou paralisia cerebral ou deficiência intelectual. 

“Fui com muito orgulho a primeira professora de educação especial a assumir a função e ingressar na Prefeitura, em fevereiro deste ano, para atuar na Sala de Recursos como especialista em atendimento educacional especializado. Está sendo um importante complemento no aprendizado desses alunos, agregando muito valor especialmente pelo contato próximo que temos com seus professores da sala regular, além de um contato direto com os pais. Desta forma, a gente consegue não só auxiliar os alunos no aspecto pedagógico, mas na vida funcional deles, preparando-os para vida dentro e fora da escola”, avalia a professora.

O diretor da EMEB Cecília Meirelles, Eric Denilson Rodrigues, também avalia como positiva a implantação da Sala de Recursos. “Eu acho fundamental essa estrutura aqui em nossa escola. É um equipamento a mais em benefícios de nossa comunidade. Estamos recebendo um bom feedback dos pais dos alunos que recebem o atendimento aqui no polo. Com esse recurso, está sendo possível a realização de atividades mais específicas voltadas às determinadas deficiências e maior suporte aos alunos para que estejam mais preparados para acompanhar o aprendizado na sala de aula regular”, diz.

“Estamos aperfeiçoando constantemente o trabalho nas Salas de Recursos e atuando com planos de atendimento individuais junto às famílias que já estão nos trazendo as devolutivas bem positivas, assim como os professores desses alunos quanto aos avanços na aprendizagem, para que a ação esteja sempre completa. O público de educação especial é muito carente desse tipo de atendimento, por isso as Salas de Recursos municipais são conquistas muito importantes e os pais estão gratos pelos espaços e aos profissionais capacitados, que têm se dedicado ao atendimento dessas crianças”, avalia a coordenadora pedagógica responsável pelo NAEE (Núcleo de Atendimento da Educação Especial), Sandra Helena Perlato.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP
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