Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos participaram do 2º Encontro Nacional do Programa Guardiã Maria da Penha. O evento aconteceu no último dia 19, foi realizado em Vinhedo e abriu o 1º dia do IX Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, com foco no combate à violência doméstica. A ação reuniu mais de 400 pessoas.
No encontro foram realizadas palestras e debates sobre o tema combate da violência contra a mulher, com a participação de psicólogos, agentes da assistência social, conselhos da mulher, advogados, promotores de justiça e palestrantes do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
O 1º Encontro Nacional do Programa Guardiã Maria da Penha nasceu em Valinhos em outubro do ano passado. A iniciativa motivou outros municípios a realizarem as próximas edições, começando por Vinhedo que sediou esse 2º encontro, com o apoio das cidades de Valinhos, Serrana e Curitiba.
Congresso
O Congresso teve duração de três dias: 19, 20 e 21 de março. Além do Programa Guardiã Maria da Penha, também abordou outros assuntos, como a gestão de convênios de segurança nas esferas estadual e federal, a diversidade racial e de gênero, planos municipais de segurança, plano de carreira e aposentadoria e a integração entre segurança pública e escola.
Estiveram presentes guardas municipais de vários estados como Bahia, Alagoas, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.