Secretarias / Departamentos
Prática Integrativa Corporal em Saúde (PICS)

Acupuntura auricular ou auriculoterapia

É uma prática integrativa complementar de saúde que realiza aplicação de sementes e ou agulhas no microssistema pavilhão auricular (orelhas). Oferecida para os pacientes dos programas de saúde, pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e atendimento individual no Centro Integrado de Saúde (CIS) agendado pelo telefone.

Departamento de Programas e Projetos no prédio do Centro Integrado à Saúde

Projeto Lian Gong

Ginástica Terapêutica Chinesa - PICCS

O "Lian Gong" é uma prática integrativa corporal complementar de saúde que oferece exercícios físicos terapêuticos realizados em grupos abertos para todas as idades. Há grupos nas UBS Bom Retiro, Maracanã, Imperial, Parque Portugal, Jurema, Vila Itália e Creaps. Não necessita encaminhamento. A prática é oferecida também para os pacientes dos Programas de Saúde.

Reiki

É uma técnica japonesa de harmonização e equilíbrio energético realizada por meio de toque ou aproximação de pontos no corpo. Inscrições no Departamento de Programas e Projetos no prédio do Centro Integrado à Saúde (CIS).

Terapia floral

Terapia floral é um método de tratamento emocional por meio do uso de essências florais indicadas para cada emoção/sentimento, por meio de uma entrevista.

Meditação

Meditação é um método que por meio de exercícios respiratórios e de consciência corporal, leva a pessoa a aprender a sair do foco dos pensamentos constantes, conseguindo experimentar estados de relaxamento físico e paz mental.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Esperança
Endereço:
Rua Casemiro de Abreu, nº  196, Vila Coqueiro
Telefone: (19) 3829-2524 ou 3849-1335
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Acupuntura

Técnica de tratamento da medicina chinesa, através do uso de agulhas, com especial enfoque no tratamento da dor. Inscrições no Departamento de Programas e Projetos no prédio do CIS.

Treinamento perfumado

Prática corporal de autocuidado, em dinâmicas de grupo, com duração de 45 minutos. Inscrições no Departamento de Programas e Projetos no prédio do Centro Integrado à Saúde.

Departamento de Programas e Projetos no prédio do CIS - Centro Integrado à Saúde
Endereço:
 Rua Clóvis Bevilácqua, nº 15, Jardim Bela Vista (antigo Sesi 299)