Secretarias / Departamentos
Centro de Controle de Zoonoses

O que é um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)?

É um órgão administrado pelo Departamento de Saúde Coletiva, pertencente à Secretaria de Saúde, com a finalidade de desenvolver ações de prevenção às zoonoses, controlar as populações animais urbanas e rurais e de animais incômodos ao homem (ratos, escorpiões, morcegos etc).

Definição de zoonoses

Doenças naturalmente transmissíveis entre animais e o homem, como raiva, leishmaniose, leptospirose e febre maculosa, entre outras.

Objetivos

Prevenir, reduzir e eliminar o adoecimento e a morte, bem como o sofrimento humano causados pelas zoonoses e doenças transmitidas por vetores (por exemplo: insetos, carrapatos, caramujos), preservando a saúde da população humana e animal, mediante conhecimentos científicos, especializados e experiência da saúde pública veterinária.

Forma de trabalho

Nossas ações são desenvolvidas a partir de vários programas existentes em saúde pública, visando sempre minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde e oferecer melhor qualidade de vida aos munícipes.

Regulamentação do serviço

• Lei Municipal Nº 3236/1998 - Cria o CCZ com a finalidade de desenvolver ações objetivando controlar as populações animais urbanas e rurais, as zoonoses e os animais sinantrópicos do município

• Decreto Municipal Nº 4926/1998 - Regulamenta as atividades do CCZ

Adote um animal - http://www.valinhos.sp.gov.br/animais-para-adocao